Na informática, um plugin (também conhecido por plug-in, add-in, add-on) é um programa de computador usado para adicionar funções a outros programas maiores, provendo alguma funcionalidade especial ou muito específica. Geralmente pequeno e leve, é usado somente sob demanda.
Uma aplicação pode utilizar tal técnica por diversos motivos, como permitir que desenvolvedores de software externos estendam as funcionalidades do produto, suportam funcionalidades antes desconhecidas, reduzir o tamanho do programa, ou até mesmo separar o código fonte de diferentes componentes devido a incompatibilidade de licença de software.
Mecanismo
A aplicação hospedeira prove serviços que o plugin pode usar, incluindo uma forma da extensão registrar a si mesma na aplicação hospedeira e um protocolo para a troca de informações entre eles. Os plugin dependem de tais serviços, e geralmente não trabalham por conta própria. Em contrapartida, a aplicação hospedeira é independente, de forma que é possível adicionar e atualizar os plugins dinamicamente, sem a necessidade de efetuar alterações na própria aplicação hospedeira.
Mais informações aqui
Fonte: Wikipedia.pt
Sobre Plugins na Wikipedia.en (Em inglês)



Posted in:
0 comentários:
Postar um comentário