Como usar Array com objetos em rotações diferentes

Estou eu aqui de novo, agora, vou mostrar pra vocês como fazer algo simples e extremamente necessário, usar a ferramenta Array, com objetos em rotações diferentes, sem necessitar fazer isso manualmente de um por um, isso é uma ótima dica para quem quer montar objetos como correntes, colares, e outros tipos de objetos que são feitos de peças ligadas umas as outras e que obviamente possuem diferenças de rotação para conseguirem se ligar. Esse tutorial utiliza objetos simples, sem nenhuma modelagem, a ideia aqui não é aprender a modelar uma corrente ou algo do tipo, mas sim, como utilizar o Array e fazer rotações diferentes.

A versão usada no tutorial foi a 2.56a. Mas ele também serve para a 2.49b.

1. Crie um Torus na visão Top e deixe-o com poucos segmentos, como na imagem. PS.: É sempre indicado que ao criar determinadas formas geométricas, você utilize baixos segmentos, pois é possível utilizar mais tarde modificadores como Subdivision Surface e Smooth para deixar esses objetos mais arredondados. Quanto mais segmentos um modelo tiver, mais pesado será para renderizá-lo.

Clique na imagem para ampliar

2. Diminua o Torus no Edit Mode, para cerca de 0.20. Agora, aplique o modificador Array, que pode ser encontrado no painel direito do programa, em Modifiers. PS.: Uma maneira rápida de diminuir o tamanho, é clicando em S, com TODO o modelo selecionado - algo que pode ser feito facilmente clicando A no Edit Mode -.

Clique na imagem para ampliar

3. Modifique as dimensões em Relative Offset, para que os objetos fiquem parecendo que foram colocados se cruzando para ficarem ligados. E depois, crie um Empty.

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

4. Marque a opção "Object Offset" e escolha o Empty que você acabou de criar. Clique no Empty logo em seguida na 3D Window e gire ele em um ângulo de 90º para qualquer lado. Vá aumentando a quantidade de cópias para ver o resultado, ter o mesmo objeto sendo multiplicado com rotações diferentes, como se estivesse realmente ligado.

Clique na imagem para ampliar

5. Mas sabemos, que correntes por exemplo, não são retas, elas possuem voltas de modo que possam envolver outros objetos, como decoração ou até mesmo para "segurança". Então, para fazer isso, podemos utilizar ainda o Array, vá onde tem escrito "Fixed Count" e troque para "Fit Curve" e logo em seguida, aplique ao objeto o modificador "Curve" que está no mesmo painel onde foi encontra o Array.

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

6. Agora, vá no painel Add ou clique Shift + A e crie uma Curve, no tutorial eu criei uma Bezier, mas qualquer uma delas servem, exceto a Path que pode deixar a corrente um pouco estranha.

Clique na imagem para ampliar

7. Pronto, agora no modificador Array, e em "Fit Curve", escolha a curva que você criou e organizou do seu jeito e repita o mesmo processo no modificador "Curve". O nosso "Torus" irá seguir a curva se multiplicando com o Array e indo em direções diferentes por causa do nosso uso do "Empty" para rotacionar.

Clique na imagem para ampliar

8. Você pode organizar a curva melhor, para que cada peça não pareça muito flexível quando vista, nesse tutorial eu também apliquei o modificador Subsurf para deixar cada parte mais suave e conseguir um efeito mais bonito, como podem conferir na imagem abaixo.

Clique na imagem para ampliar

Bem, é isso galera, espero que tenham gostado do pequeno tutorial, ainda estou iniciando com essa coisa de tutorial, e estou tentando separar dicas realmente importantes de dicas sem tanta importância, desculpem a brevidade e talvez alguns erros de português. Espero que esse tutorial tenha serventia para vocês, abraços e até a próxima.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best CD Rates