Criando materiais de vidro realistas

Olá, olá, galera, espero que estejam bem, vim aqui dar alguns recados, pros prováveis poucos visitantes do blog e também dar mais uma dica. Vamos aos recados primeiro, quero dizer que eu havia prometido no post anterior, colocar um tutorial por semana, sempre no Domingo, hoje é Domingo e eu não tenho um para trazer, o problema é meu microfone, ele só consegue gravar 2 minutos de fala e do nada falha, infelizmente eu quero fazer o tutorial em vídeo, e sem voz fica bem ruim, pois é necessário falar algumas coisas, enquanto estou lá modelando, o segundo recado, é que estou procurando atualizar o blog sempre que posso, quero colocar uma grande quantidade de material, mas como já citei anteriormente, sou tão novato no mundo Blender, quanto quem está aqui procurando dicas, estou ajudando vocês, como forma de agredecimento, por tantos outros que criaram tutoriais que me ajudaram e muito, 90% do que eu sei, vieram de tutoriais espalhados pela net, então, se esperam tutoriais de qualidade profissional, vocês podem visitar alguns blogs clicando em "Sites que Indico" no painel lateral direito aqui do blog, meus tutoriais e dicas são apenas uma ajuda para incrementar suas modelagens, cenas...quero apenas repassar o que aprendo, sempre.

Bem, vamos agora a dica. A dica de hoje, é como criar materiais de vidro, que sejam realistas. Muitas vezes, você está lá modelando, e se deparam com a necessidade de criar um copo, por exemplo, um copo que seja de vidro, muitas pessoas acham que se ativarem a transparência e o espelhamento, está tudo feito, mas é necessário algumas configurações mais minuciosas, e por isso, eu venho aqui hoje dizer como fazer isso, usando o Blender 2.57, por sinal a versão final do novo Blender 2.5x que vocês já podem baixar no site oficial www.blender.org



1. Abra uma nova cena - sempre indico que abram uma nova cena, pra testes, mesmo que já tenha cenas preparadas que necessitem dessa configuração, é sempre bom fazer testes antes de colocar em prática -, e modele um copo ou uma taça, isso fica a sua escolha, pois a ideia aqui é demonstrar as configurações do material e não da modelagem, lembrando que iremos utilizar apenas o render interno do Blender e apenas os materiais, nada de texturas.


2. Aplique um material a seu modelo e nomeie como desejar. No meu caso eu coloquei "Vidro", mas o nome não vai mudar no resultado final, então fique livre para por o que desejar. Desça as opções ainda em "Material" e habilite "Transparency" e "Mirror" e em "Transparency" troque de "Z Transparency" para "Raytrace", assim como na foto abaixo.


3. E por último, vá primeiro em "Transparency" e diminua "Alpha" pra 0.000, deixe o IOR em 1.520, o "Fresnel" fica com 5.000 e o "Depth" em 8, agora desça para "Mirror" e coloque "Reflectivity" em 0.500, o "Fresnel" em 3.000 e por último o "Depth" em 8, suba um pouco e vá em "Specular" e aumente para 1.000 e em "Hardness" coloque o valor em 475. Pronto, nosso material de vidro mais realista, está totalmente criado, viu como foi fácil? Renderize para ter uma ideia de como vai ficar seu modelo agora.

 




4. Veja como ficou o meu modelo.


5. Lembrando, que não é usado exclusivamente para copos, mas para vários outros tipos de modelos, deixe sua imaginação te levar e explore as opções para melhorar mais ainda.

Espero que tenham gostado dessa dica rápida, e que aproveitem bem nas suas cenas, na próxima, espero estar trazendo o tutorial propriamente dito, tenha um ótimo final de noite e até a próxima.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best CD Rates